6 de outubro de 2014

Dicas básicas de fotografia

Oi gente, tudo bem?
Hoje resolvi falar da profissão Fotografia. Ainda ouço muito por ai aquela famosa frase “fotografar é apenas apertar um botão!” Isso deixa a nós fotógrafos chateados! 

Para ser fotografo é preciso ESTUDAR! Se dedicar a ler artigos, livros e demais coisas que falem sobre a fotografia, ver filmes, ir a passeios culturais, enfim, envolta da fotografia há um leque de coisas que precisam ser vistas. Também não apenas apertar um “botão” e click, a foto esta pronta. Além de estudar técnicas de composição e muuuitas coisitas mais, precisamos ter um olhar aguçado no mundo a nossa volta. É importantíssimo estar atento as novidades, mas também as antiguidades. Estudar estilos, moda, cenários, e também a partir de outras fotos, para se inspirar. Por trás do ato do click, existem “n” coisas envolvidas! Portanto, se você deseja ser não só um fotografo, mas se dar bem em qualquer outra profissão, estude, leia e se inteire do que esta acontecendo no mundo a nossa volta.


Agora algumas dicas para começar: Antes de qualquer coisa, o mais importante: O OLHAR! 

Não te adianta de nada ter o melhor equipamento do mundo se você não tem um olhar aguçado pras coisas. Já disse e repito: Fotografia é antes de tudo saber olhar e captar as emoções dos fotografados, assim ela fica muito mais bela.
Conhecer seu equipamento!
Você tem uma câmera de ultima geração, mas não faz ideia do que ela pode fazer, a não ser clicar e tirar uma foto. Ler o manual, entender seu equipamento é de suma importância para que os resultados de suas fotos tenham êxito. Confesso, que quando comprei minha câmera já fui logo dando uma de "sabida" e sai tirando fotos por ai, sem ao menos tentar entender o que estava por volta de tudo. Hoje sei o quanto é importante saber pra que serve cada botãozinho presente nela, afinal, eles não estariam ali por acaso.
Técnicas básicas
Uma das principais técnicas que sempre tentamos "implantar" é a regra dos terços, que se resume em saber posicionar todos os elementos da foto para que haja uma harmonia entre eles e a sua foto não fique com um tom de "bagunça", a não ser que seja essa a intenção.
Preocupe-se com a luz
A luz é um dos elementos mais importantes na fotografia. É ela que vai dar o ar que você quer pra foto. Teste todos os tipos que puder. Tente usar a luz natural em ensaios ao ar livre, as fotos ficam lindas e o efeito final é fantástico! Em alguns momentos, você precisará da luz artificial, existem vários tipos no mercado, a partir dai você utiliza a que mais se adeque a seu interesse principal. Sempre que tiver oportunidade, brinque com a luz, você terá fotos fantásticas!



Modelo: Ana Elizabeth
ISO
Você pode regular a questão da luz no ISO(International Organization for Standardization), que é a sensibilidade do filme ou sensor em relação a luz. Basicamente, quando o ambiente estiver escuro por exemplo, você aumenta o ISO e quando estiver claro de mais, abaixa.

E hoje em especial darei a dica do Contra Luz, que é posicionar o objeto ou a pessoa que será fotografada a frente da luz .
Veja a na foto abaixo:

A modelo, no caso aqui minha amiga e dona do blog, senhorita Débora Resende, se encontra a frente da luz, que no caso é o por do sol e através dessa técnica conseguimos tirar várias fotos lindas nesse dia. 
Por hora, é isso... Voltarei para falar um pouco mais sobre as técnicas em posts mais específicos.
Espero que tenham curtido.



beijos, sorrisos e muitos clicks 


Angel Jackson

Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. ai, eu tbm amo fotografia! acho que esse lance da luz é msm fundamental, com uma boa luz até foto de celular fica bacana

    www.tofucolorido.blogspot.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito amor né Livia?
      E a questão da luz é uma das mais importantes mesmo, uma boa foto depende muito do saber utiliza-la.

      Muito obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  2. Interessante o post. Ri um pouco quando li sobre regra dos terços, quem não entende de fotografia sempre acha que a foto está torta por não estar centralizada. rs..

    Beijos,

    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juliana.
      É verdade, sempre tem um comentário do tipo ! hahaha

      Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  3. Achei legais as dicas, pena que não da para ter muita noção assim pela internet, ainda acho que fazer um curso é a melhor coisa... Dicas mesmo valem para comeras não profissionais que é bem fácil de mexer... Já nas profissionais não é tão fácil assim aprender... Ainda mais quando se trata de ISO, Obturador, velocidade.... É muita coisa... Hahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathy, estou aprendendo tudo por mim mesma! E de pegar e mexer e errar pra acertar. Assisti muitos videos no youtube em um "curso online", mas ainda farei o presencial, minha linda e esperada pós ! Mas aprender a fotografar é fotografando mesmo, com o dia a dia você vai adquirindo experiência.

      Muito obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  4. Sou apaixonada por fotografia mas não sou profissional e respeito muito quem trabalha com isso pq como vc mesma disse não é simplesmente abertar um botão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbara, muito obrigada !
      E é muito bom ler isso, porque a maioria das pessoas acham que é só isso e pronto. Tem muita coisa envolvida, muita mesmo.

      Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  5. Dicas valiosas!
    Quero muito fazer um curso básico...
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, faça mesmo!
      É muito bom, e procure coisas na internet também, tem muitas dicas por ai.

      Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  6. AmoAdoro fotografia, acho incrível!! Ótimas dicas!

    Beijos,
    www.vanessaduarte.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa !
      Também sou apaixonada hahaha Por isso escolhi como profissão, mas ainda mais como forma de vida !

      Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  7. Uma vez eu li um num blog de um fotógrafo que dizia que o melhor equipamento é aquele que você tem.
    E ele tem razão. Você não precisa da máquina mais incrível ser mau sabe usá-la.
    Gostei muito do post e com essas dicas dá pra sair clicando por aí sem fazer feio.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    www.sacoladecores.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Aline !
      As pessoas julgam muito pelas câmeras haha e acabam sendo preconceituosos com os fotógrafos.
      Muito obrigada .

      <3

      Excluir

Obrigada por comentar no Salto Quinze! Te espero mais vezes! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Salto Quinze | Copyright © 2014. Desenvolvido por Isabelle Nascimento
Ícones por Follow your dreams | Tecnologia do Blogger | Voltar ao topo!